Pós-procedimento Laser
O que esperar após o tratamento?
Ao término da sessão, a pele tratada pode ficar vermelha e com um leve inchaço, a duração desses efeitos esperados é variável de acordo com o tipo de laser usado e sua indicação.
O administração de certas medicações como anti-histamínicos e anti-inflamatórios e de compressas geladas podem ser benéficos.
Alguns tipos específicos de laser podem provocar descamação da pele em graus variados e até saída de leve secreção. Não se assuste, seu médico irá orientá-lo caso isso seja aguardado e caso você deva se afastar da sua rotina por alguns dias.
Efeitos Adversos
Efeitos adversos são raros, principalmente quando o procedimento é realizado por dermatologista especializado em procedimentos estéticos, mas podem acontecer e incluem queimaduras, alterações pigmentares, formação de bolhas, infecção e formação de cicatrizes.
Os cuidados antes e após o procedimento também interferem na chance de isso acontecer por isso sempre siga as orientações do seu dermatologista.
Eventualmente o inchaço e a vermelhidão podem ser mais persistentes, caso isso aconteça entre em contato com seu dermatologista, talvez você precise das medicações citadas acima.
Manutenção e Cuidados a longo prazo
Infelizmente nós continuamos a envelhecer e a nos expor ao sol, por isso nenhum tratamento é definitivo.
Em geral uma manutenção periódica é necessária para manter o estímulo de colágeno ativo e conter a progressão dos sinais do envelhecimento e das manchas de sol.
Quanto menos nos expusermos ao sol, menor a chance das rugas progredirem e mais o tratamento dura por isso devemos usar protetor solar todos os dias e reaplicar ao longo do dia, principalmente se a exposição solar for mais intensa.
Além do protetor solar, seu dermatologista pode lhe indicar tratamentos tópicos para potencializar o efeito do tratamento no consultório.